Centro
de Ensino Superior de Catalão - CESUC
Divino Rafael Lopes*
PRINCIPAIS PONTOS DE ESTUDO TEORIA DE CONTROLADORIA
(avaliação de 08/04/13)
CONTROLADORIAàE um segmento
da contabilidade ou administração que pode ser dividida em administrativa e
contábil, geralmente comandada por um controller.
ControladoriaàAdministrativa ou contábilà controller
Área de staff, geralmente e fora da grade hierárquica da empresa.
As frequentes mudanças no cenário econômico
fazem com que as empresas invistam em qualidade e o controller. É voltado a gestão econômica das empresas com o fim de
orientar para a eficácia, lutando pela otimização dos resultados globais. E
principalmente de maneira a atender os anseios dos stakeholders.
A finalidade da controladoria e garantir informações
adequadas aos processos decisórios, buscando a eficácia gerencial.
As Responsabilidades
e as atividades básicas são: Planejamento, controle, informação,
contabilidade e outras informações.
àPlanejamento
e o plano integrado a curto e longo prazo
àcontrole e a
revisão e a comparação com a realidade
àcontabilidade
tem a função de manter os registros de todas as transações financeiras nos
livros contábeis de acordo com as legislações.
àoutras
informações tais como administrar e supervisionar cada atividade de impacto,
bom relacionamento com os auditores internos e externos, etc.
Definição
de CONTROLLER. E o gestor encarregado do departamento de
controladoria. Seu papel e zelar pelo bom resultado da empresa, fazer com que
as atividades desenvolvidas em conjunto alcance resultados superiores aos
esperados e superiores a aqueles que a organização alcançariam se não tivesse um
profissional de controladoria.
FORMAS DE ATUAÇÃO DO CONTROLLER: Pode ser de subordinação ao diretor
financeiro no qual ira exercer a função de um gerente de contabilidade, ou pode
ser de subordinação diretamente a alta administração, atuando como um órgão de staff.
Staff (função básica) é sintetizar e analisar as informações e
envia-las as pessoas certas na hora certa. Profissional que ira controlar e
definir todo o fluxo de informação da empresa.
O BOM CONTROLLER tem que conhecer o ramo
da atividade contábil e a historia da empresa, além de ser capaz de analisar as
demonstrações contábeis e transforma-las em gráficos e principalmente saber
interpretar oralmente e escrito tais informações para contribuir para a tomada
de decisão.
As principais características do controller
e ser ético, imparcial, proativo, conselheiro, estudioso, comunicador, saber
traduzir dados estatísticos em gráficos, redigir relatórios, entre outros.
CICLO
DO CONTROLE:
1. Determinação de Objetivos (a alta
administração determina os objetivos da empresa para um período futuro)
2. Planejamento estratégico estabelecendo metas
a serem alcançadas com execução do proposto.
3. Determinação das atividades (quais setores
serão envolvidos estabelecendo metas e objetivos)
4. Determinação dos recursos necessários para a
execução do proposto
5. Aprovação ou reprovação aqui fara uma analise
da viabilidade se necessário volta em 1 para reformular o projeto.
6. Execução depois de aprovado no item 5, ira
para a execução que dependera do envolvimento de cada área e divulgado do plano
baseado no item 1.
7. Comparação dos valores orçados e realizados
identificando os responsáveis para cada evento, se necessário buscar
fundamentação nos itens 3 e 4 para uma melhor analise.
8. Comparação, aqui estabelece uma comparação
com item 2 para ver se o objetivo foi atingido.
9. Comparação entre os resultados e
objetivos e frenquentemente retornar no
inicio do ciclo de controle para reformular ou não os objetivos desejados.
Ressalta-se que como o próprio nome diz e um ciclo e jamais permanecera
estático, sempre reformulado e adequando melhorias.
PRINCÍPIOS DA CONTROLADORIA.
·
Principio
do controle futuro. (prever para corrigir antes )
·
Principio
da agragação dos subsistemas ( deve considerar todos os setores da organização)
ACCOUNTABILITY: É a obrigação de prestar contas dos
resultados obtidos, em função das responsabilidades que decorrem de uma
delegação de poder.
Vale ressaltar que a controladoria é um departamento que tem a capacidade de agregar
todas as informações produzidas pelos diversos departamentos da empresa, o que
a torna útil para a tomada de decisão nos aspectos econômicos, financeiros,
sociais e ambientais.
*Graduando 7° Período de Ciências Contábeis.
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